Pages

quinta-feira, 24 de junho de 2010

O Pão Nosso


Quarta-Feira, noite fria, momento aquecedor do "chá-da-quarta". Os irmãos vão chegando, cada um com sua maneira, sorriso, uns com uma garrafa térmica, outros com um pão, um pacote de bolachas. Sentamos à mesa posta no meio da igreja, cantamos, oramos, comemos e continuamos a reflexão sobre o "Pai Nosso".
Quando paramos sobre o "pão nosso", aplicamos o mesmo critério de interpretação que havíamos aplicado sobre o Pai - não é meu o Pai, não é de um povo, é nosso.
Também pensamos na conotação "espiritual" que o pão pode ter na fala de Jesus. Mas quando penso no pão como tudo o que possuo, ou conquisto, que me faz viver no cotidiano, então repenso toda a injustiça que cometo com o que não é meu, com o que é nosso.
O capitalismo, associado ao protestantismo americano, me ensina a cultivar minha espiritualidade de um lado, mas produzir e acumular ao máximo o que eu puder, de outro. Me ensina a dar minhas sobras, esmolas, para que o pobre possa ser socorrido. E em mim, o tamanho do meu sonho, cultivado pelos meu desejos mais infantis, regado pela minha ganância e adornado pela minha indiferença ao sofrer do outro, diz o teor do que me será "o necessário para o cotidiano".
Quando me dei conta de que o pão que chega à minha mão não é só meu, mas é nosso, percebo-me em dívida. Retenho pão do outro - enquanto divirto-me com a fartura inconsequente, rio do que não conseguiu alcançar o necessário para o seu dia.
Antes de me desesperar entendi por que peço perdão por minhas dívidas: confio inteiramente na graça de Deus. Me percebi devedor, mas confio no Deus que, ao aproximar-me dele em oração, sou transformado. Como foi dura a confrontação com minha realidade egoísta, mesquinha, mas foi melhor ainda a possibilidade de me achegar ao meu Pai, pedindo perdão e sentir-me acolhido mesmo achando-me em falta.
Achegar-se ao Pai confronta, transforma e consola. O Pai é nosso e o pão é nosso.

1 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito dessa ótica também...Obrigado pela partilha!!!!! abraço

Postar um comentário